A longevidade é um tema atual. Mas, sendo um fenômeno recente, não dispomos de muitos dados sobre ela. As afirmações sobre envelhecimento, que são abundantes, representam muito mais opiniões do que fatos. Como buscamos  conhecer e compreender o envelhecimento, surgiu a proposta de fazer algumas enquetes entre as pessoas que de alguma forma estão associadas ao Ideac, para conseguirmos informações mais sólidas do que opiniões aleatórias.

As três primeiras Enquetes do Ideac indagam sobre (1) presentes de Natal que agradaram, (2) temas relacionados ao envelhecimento que despertam interesse, e (3) os ganhos de se participar de um grupo de estudos.

A quem interessam as enquetes publicadas neste volume (e nos próximos que virão)?  A pessoas idosas em geral, desde que curiosas e abertas a aprender; a profissionais os mais diversos que atuam na área da longevidade; a estudantes de gerontologia em busca de tema para pesquisa, obrigatória para completar seu curso; a jornalistas, articulistas e youtubers em busca de  inspiração para suas pautas;  etc etc etc..

Aqui no site apresentamos cada uma delas de forma resumida. O relato detalhado dos procedimentos e resultados está em impresso disponível na sede do IDEAC. (interessados entrar em contato: cadastro@ideac.com.br)

Presentes de Natal que agradaram

Uma boneca ou uma bicicleta recebida em um Natal distante podem ser lembradas com carinho muitos anos depois. São memórias de infância tão carregadas de afetos que permanecem mais vivas do que as memórias do último Natal. Essa foi uma das conclusões da Enquete sobre Presentes de Natal marcantes realizada pelo IDEAC com 146 pessoas, sendo 17 homens, entre 60 e 83 anos e 129 mulheres, entre 60 e 89 anos.

Para adquirir a versão completa ou mais informações entre em contato pelo email: cadastro@ideac.com.br

Envelhecimento – Temas que interessam

Preocupada em saber quais aspectos do envelhecimento mais interessam ao seu público, uma vez que é um fenômeno que apresenta ângulos diversos, a direção do Ideac desenvolveu esta enquete.

Respondendo às suas questões, os 101 sujeitos, com idades entre 20 e 89 anos, indicaram quais eram as áreas pelas quais mais se interessavam.

A discussão dos resultados e a apresentação de conclusões que derivaram desses dados por vezes confirmam declarações de antemão esperadas, mas por vezes surpreendem.

É uma enquete que traz informações e reflexões para quem está envolvido com o tema do envelhecimento, e pode fornecer base e inspiração para outros trabalhos na área.

Para adquirir a versão completa ou mais informações entre em contato pelo email: cadastro@ideac.com.br

Mudanças

Muito se fala sobre a importância de participar de um grupo para a saúde emocional e física de pessoas em geral, em especial idosos.

 No Ideac funciona um  grupo para estudos e reflexões sobre o envelhecimento: são profissionais, na ativa ou aposentados, de áreas diversas, que se reúnem semanalmente com esse objetivo, desde 2001. Nesta enquete, foram feitas duas aplicações de um questionário, em maio de 2015 e em novembro de 2018, avaliando se participar desse grupo e aprofundar-se no tema do envelhecimento traz mudanças para essas pessoas, nas categorias de cognição, de valores e sentimentos, de autoconceito, de socialização e de cidadania.

Dados os resultados encontrados, espera-se que esta enquete vá inspirar a formação de grupos semelhantes.

Para adquirir a versão completa ou mais informações entre em contato pelo email: cadastro@ideac.com.br

Novas enquetes estão em andamento. Aguarde!