Pantufas de Ouro

O núcleo central do IDEAC é o Grupo de Profissionais para Estudos e Reflexões sobre o Envelhecimento. São profissionais das mais diversas áreas que se reúnem semanalmente, debatem textos, convidam palestrantes, trocam experiências e aprofundam assuntos que raramente fazem parte do cotidiano.

Esse grupo do Ideac participou em novembro de 2009 do Congresso de Psicogerontologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, organizado pelo setor de pós-graduação em Gerontologia. Os integrantes desse grupo fizeram uma apresentação de sua atividade, acreditando que assim poderiam estimular outros congressistas a iniciar encontros semelhantes, com os mesmos benefícios e resultados. Para isso, foi organizado um material escrito registrando o percurso desse grupo ao longo de seus quase nove anos de existência (o grupo continua até hoje se reunindo semanalmente às terças-feiras). É esse material que está apresentado a seguir, dividido nos seguintes capítulos:

Participantes do grupo Pantufas de Ouro

Antônio Carlos Martinelli – Psicólogo
Antônio Waldir Bíscaro – Professor Universitário, Filósofo e Psicólogo
Cleide Martins – Pedagoga
Giulio Vicini – Psicólogo
Ivani Cardoso – Jornalista
Jader Santos Andrade – Médico e Gerontólogo
Karim Barros – Enfermeira e Gerontóloga
Lucy de Araújo – Pedagoga

Maria Celia de Abreu – Professora Universitária e Psicóloga
Maria de Lourdes Junek – Psicóloga
Maria Lucia Di Giovanni – Educadora e Cientista Social
Marli Corrales Henriques – Pedagoga e Psicóloga
Sônia Maria Fuentes – Psicóloga e Gerontóloga
Suely Tonarque – Pedagoga e Estilista
Tatiana Wernikoff – Psicóloga 

Atividades

Comemorações Natalinas

2005 e 2014

Almoços

Semestre a Semestre

2001 a 2015

Palestra Jorge Félix

Outubro de 2014

Congresso SBGG no Rio de Janeiro

Palestra sobre luto

Agosto de 2011

Palestra Kerstin B. Steinhoff

Abril de 2014

Palestra Dr. Humberto Pierri

Junho de 2013

Palestra Renata Bueno

Novembro de 2012

Oficina de Criatividade

Sim, o riso também é tema para ótimas discussões

Depois de estudarmos em nosso grupo de reflexões temas mais pesados como a morte ou testamento biológico, por exemplo, um dos integrantes sugeriu a escolha de um assunto mais leve, no caso o riso, 2014. Um desafio, porque aparentemente não há muito o que falar sobre o riso, apenas praticá-lo. Puro engano. Muitos de nossos participantes encontraram textos, traduziram, buscaram artigos, pesquisas e depoimentos interessantes sobre o riso e a Maria Celia organizou até um painel lindo com fotos de pessoas sorrindo. Só para dar uma ideia, vejam a relação dos livros usados durante as discussões sobre o tema: Laughter, de Robert R. Provine, The Coureage to Laugh, de Allen Klein, Laughter – An Essay on the Meaning of the Comic, de Henri Bergson, Laughter Therapy, de Annette Goodheart, The Healing Power of Humor, de Allen Klein, O bom humor como forma de incentivo à leitura, de Tom Moisés e Anatomy of an Illness, de Norman Cousins.

Nosso Histórico

 

Saiba Mais