VELHICE: UMA NOVA PAISAGEM
BATE-PAPO NA CASA DO SABER

 

A psicóloga Maria Celia de Abreu, coordenadora do Ideac, vai participar de um encontro na Casa do Saber, em São Paulo, dia 21 de agosto, das 20 às 22 horas. O tema será o título de seu livro “Velhice, uma nova paisagem “(Editora Ágora), que ela vai autografar logo depois do bate-papo.
As  inscrições gratuitas são pelo site, exclusivamente. Vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço. Estima-se que, em 2050, a população de pessoas com mais de 60 anos comporá 30% da população brasileira, ou seja, cerca de 66,5 milhões de pessoas. Ao lado do grande crescimento
do número de idosos, há também o aumento da expectativa de vida: hoje, no Brasil, vive-se em média 75 anos.

 

Assim, a velhice baterá à sua porta mais hora, menos hora, seja por ser você o idoso, por conviver com idosos ou por ter que lidar com um mercado consumidor que envelheceu. Por que, então, a velhice permanece um estigma na sociedade? Por que disfarçar a rejeição que se tem dessa fase de acúmulo de vivências com eufemismos como “a melhor idade”, “silver age” ou “a idade de ouro”?.

 

Partindo de estudos teóricos sobre a psicologia do envelhecimento e de vivências colhidas em grupos de estudos, a obra propõe que a velhice passe a ser encarada como uma estrada que percorre diversas paisagens diferentes – nem melhores nem piores que as anteriores, apenas diferentes. O encontro trata de assuntos pertinentes à velhice, como corpo, sexualidade, memória, perdas, luto e depressão, mostrando que o tempo passa – e tudo bem com isso!

 

Maria Celia de Abreu Psicóloga, professora universitária e psicoterapeuta, doutora em psicologia pela PUC-SP, atendeu em clínica particular por quase 30 anos. Fundou e coordena até hoje o Ideac, cujo foco principal, desde 1992, é a psicologia do envelhecimento. É autora, entre outras obras, de Depressão e Maturidade (ed. Plano, 2003) e de Velhice, Uma Nova Paisagem (Ágora, 2017).

 

 

Link para a matéria no site da Casa do Saber:

https://casadosaber.com.br/sp/cursos/palestra/velhice-uma-nova-paisagem.html