É muito difícil lidar com a doença e com a possibilidade da morte próxima. O fim da vida afeta o paciente, a família e todos que vivem ou trabalham ao seu lado. Cuidados paliativos é um tema atual e ainda muito desconhecido, mas que será abordado em nossa Roda de Aprender dia 10/06, às 18h30, pelo médico Jader Andrade.

“A partir da inconformação com o sofrimento humano, surgiu um movimento de cuidado maior, a partir da segunda metade do século XX, que aos poucos veio se sistematizando sob o conceito de Cuidados Paliativos. Entender a respeito e incorporar este conceito, se faz necessário hoje em dia para que sejamos coparticipantes nas decisões tomadas pela equipe de saúde e nossos entes queridos quando possível”, explica Jader.

Como a doença interrompe o projeto de vida da pessoa, é preciso entender a nova situação e buscar cuidados especiais para recuperar a capacidade para que esse paciente possa viver com melhor qualidade de vida, com práticas de controle dos sintomas e alívio do sofrimento.

Jader Andrade é médico pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem especializações em Cardiologia Clínica, Envelhecimento e Saúde do Idoso.  Em São Paulo atuou no Hiléa – Centro de Vivência para a Maturidade, no Hospital Premier e no SBA. Atualmente integra o Serviço de Atenção Domiciliar /Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde. Atende pacientes idosos em domicílio.

Roda de Aprender

Dia 10/06

Horário: Das 18h30 às 20h

Valor:  R$ 20,00

Local: Rua Pamplona 1326, 11º Andar – São Paulo

Inscrições: e-mail ideac@uol.com.br

WhatsApp: (11) 99946-3554