Sim, esse Dia das Mães vai ser bem diferente para as famílias, muitas separadas pelo isolamento social e pela necessidade de ficar em casa para garantir saúde e preservação de vidas. Mas nem por isso o Dia das Mães vai deixar de ser comemorado, e as ex-alunas do Curso de Memória e Criatividade do Ideac, coordenado pela professora e psicóloga Sônia Fuentes, prepararam algumas dicas especiais, práticas e bem fáceis de se fazer.

Elas escolheram o nome Caixa de Ideias e diariamente trazem sugestões para a família na quarentena. Adriana Coube, Aldeci de Oliveira, Dulce Azevedo, Francine Forte, Sônia Fuentes e Vera Oyama apresentam uma série de atividades e desafios que podem aumentar não só a criatividade, mas proporcionar momentos lúdicos a quem enfrenta essa quarentena só ou com a família.

“O grupo está muito entusiasmado e a cada dia surgem novas ideias para trabalhar a memória criativa, os sentidos e as emoções. E, além de tudo, essas ações trazem endorfina para alegrar nossos dias”, diz Sonia.

Para o Dia das Mães, o grupo montou um pacote especial:

Criar Mandalas

Atividade intergeracional unindo mães, filhos e netos presencialmente ou à distância, com a vantagem de ativar a criatividade e a memória visual. Preparar o ambiente com uma música relaxante (como sugestão, a trilha do filme “Amélie Poulin”. Depois, basta separar folhas de papel A4 e cartolina. Desenhar com o auxilio de um prato e/ou um pires um círculo no centro da folha. Pedir para que a pessoa faça um desenho livre dentro desse círculo, usando as cores e as formas que bem desejar. Pode ser feita uma mandala coletiva. O bom é que a criação de uma mandala traz harmonia e paz.

Serenata online

Música em casa está em alta na quarentena. Filhos e netos podem preparar uma apresentação linda para as mamães ou vovós, ativando a memória auditiva e afetiva. Se for surpresa, melhor ainda. Para isso reunir as pessoas em um aplicativo virtual no horário marcado e escolher as músicas preferidas. Se ninguém da família quiser se arriscar, vale contratar um grupo e/ou vocalista que toque via live – para cantar a musica especial para sua mãe. Assim, também é uma forma para ajudar um profissional autônomo em época de pandemia.

Fotos e retratos – Modelos virtuais

Quem resiste a uma foto antiga? Aqui a proposta é ativar a memória visual, a memória afetiva e as emoções. Selecionar adornos e lembranças familiares, roupas e adereços que a mãe ou avó gostam e recriar as imagens, fotografando e comparando as fotos. Quando um filho ou neto recria sua imagem com o adorno que agrada seu ente querido você provoca um bem-estar imediato e momentos lúdicos.

Galeria de fotos familiares

O objetivo da atividade em família é trabalhar também a memória afetiva e visual, usando fotos de família. Separar fotos significativas. Depois, construir uma galeria de fotos em casa, colocar nas paredes, num varal ou – de netos, filhos para a mamãe (em família). Se estiverem longe, fotografar, filmar ou mostrar em um encontro virtual.  Quando a família relembra momentos fotográficos, geralmente consegue reviver momentos especiais e memorias, dando significado às suas vidas.