(*) Renata Bueno
Na cidade que escolhi para viver um festival me abraçou. O FESTIVAL da PALAVRA | FESTA DOS CONTOS com um percurso que vem desde 2009.
E foram assim, abraços e mais abraços durante os últimos oito anos em que participei em sessões que misturaram contação de histórias e desenhos.
O público? Cabelos brancos, boinas, bengalas, xales, chapéus… A roupa do luto também esteve presente, lembrando que muitos já não estão entre nós. Mas os que estão, trazem também suas histórias. Respondem, às vezes tímidos, às vezes com euforia, às brincadeiras, músicas, rimas. Meu olhar captou sorrisos, texturas, as mãos com as marcas do tempo.
Tive o privilégio de acompanhar contos contados por artistas tão diferentes. Fiz amigos, aprendi palavras, troquei olhares. Desenhei muitos velhos que hoje fazem parte de minha vida. Envelheci com eles e isso me faz feliz.
Me olho no espelho e vejo histórias. “Histórias para ganhar Tempo”, título dado pela curadoria do festival às apresentações de contos para, principalmente, público de idosos, acompanhadas de artistas visuais. Fiz retratos em dezenas de apresentações nas quais recebemos velhos vindos de aldeias pequeninas, velhos que vivem em lares e juntam-se, ano após ano, nesses encontros tão especiais.
Não tenho dúvidas do tempo que ganhei e deixo em cada traço um pouquinho de mim. Dona de um tempo único, dona de uma vida que faz sentido quando encontra o outro, o velho.
O Festival da Palavra – Festa dos Contos acontece anualmente em Montemor-o-Novo, no Alentejo, em Portugal. Idealizado pela Cooperativa Trimagisto e dirigida por Carlos Marques, convida artistas de diferentes áreas para apresentar contos, música, teatro, poesia…. Sessões para crianças, jovens, idosos e público em geral são dinamizadas envolvendo não só a comunidade local mas também o público que se desloca de todo o país para acompanhar dias de muita beleza.
Conheça mais em: https://www.trimagisto.pt
(*) Renata Bueno é artista visual
(Todos os direitos reservados à Trimagisto/Fotos Helena Tomás)
I’m belo exemplo de como valorizar o tempo !
Verdade, uma iniciativa que poderia ser reproduzida em qualquer lugar. Abraços
E sabemos como é importante valorizar o tempo, não é?