José Santana Filho (*)
Quando defini com o IDEAC a realização de um grupo de escrita – atendendo a uma antiga solicitação de participantes de outros cursos – me botei a pensar o que me motivara a fazê-lo e o que, de fato, eu teria a oferecer como diferencial. A escolha do nome: PaLAVRA! soou definitiva: eu queria montar uma pequena lavoura onde, juntos, nos puséssemos a LAVRAR a palavra, esmiuçá-la, vê-la florescer, nos deparar com seus avessos, os sulcos, e, enfim trazer à tona memórias e fabulações que, algumas vezes, nem sabíamos conter.
Considerando a vocação do IDEAC para o universo do envelhecimento, concluí que, além do prazer que o ato de criar nos proporciona, disporíamos de uma ferramenta capaz de incentivar a criatividade, que não se extingue com a idade, e os recursos cognitivos relevantes para a manutenção da saúde mental. O conceito de saúde transcende a ausência de doença; está relacionado a um bem-estar que engloba desde a capacidade de sentirmos os prazeres mais descompromissados até a sensação de relativo conforto ao ocuparmos o corpo e a mente que nos individualiza. Neste sentido, a arte desempenha um papel fundamental, visto que estimula a porção anímica capaz de nos fazer transcender à condição cotidiana e material. A criação é um daqueles raros momentos em que nos é dado subverter a condição de criatura e brincarmos de ser criador. Onde tudo é permitido. Aqui, resgatamos a espontaneidade experimentada talvez só na infância, livres para transformar pedra em esmeralda, fogão à lenha em espaçonave sideral e percalços na mais reconfortante trajetória.
É este ambiente de absoluta liberdade e congraçamento que pretendi criar desde a primeira turma, projeto plenamente alcançado em função do desempenho de todos os participantes – alguns deles de volta a esta nova turma – a quem sou especialmente agradecido por tudo o que vivemos ali.
Quem sabe tenha chegado a sua vez. De mamando a caducando, são todos bem-vindos.
Te convido a fazer parte desta lavoura. A ferramenta é você.
(*) José Santana Filho é escritor, médico e psicoterapeuta, coordenador do curso PaLAVRA
Informações
Quando: De 6 de março a 19 de junho, das 18h30 às 20h
Local: Rua Pamplona 1326, conjunto 111, Jardim Paulista, São Paulo/SP
As matrículas se encerram dia 4 de março
Entre em contato:
Email: contato@ideac.com.br
Celular (tem WhatsApp): (11) 94542 1858