Encantos da Maturidade

A busca de qualidade de vida deve ser o norte da pessoa madura. Há vários aspectos presentes no processo do envelhecimento e todos são importantes. Pensando nisso, um grupo de profissionais ligado ao IDEAC IDEAC (Instituto para o Desenvolvimento Educacional, Artístico e Científico) lançou em 2005 a coleção Encantos da maturidade, organizada pela psicóloga Maria Celia de Abreu. 

Esses profissionais compartilharam experiências e estudos na sua área de atuação e os textos foram organizados em três volumes, publicados pelo editor Walter Garcia. Os temas abordam temas que mostram a maturidade em vários ângulos: não é o corpo sozinho que amadurece; não são os papéis sociais apenas que precisam ser readaptados – e assim por diante. 

A coleção não esgota esses aspectos, mas abre um leque bastante amplo. 

 

Os títulos são: Viver produtivamente (gira em torno do ser humano inserido num contexto social, dentro do qual se relaciona com o mundo das artes, bem como ocupa um espaço no mercado de trabalho, assunto normalmente espinhoso, ainda mais para a faixa dos cidadãos maduros); Viver com saúde: (trata de questões relacionadas com o corpo na maturidade, dando sugestões de medidas viáveis para se batalhar pela melhor qualidade de vida) e Viver plenamente: abordando questões referentes à subjetividade do ser humano, as dificuldades típicas da fase do envelhecimento e as possibilidades de afastá-las ou de se conviver com elas.

Os autores dos textos são: Ana Perwin Fraiman, Lurdes Ferreira Coutinho, Dirce dos Santos, Ana Maria Wild do Vale, Augusto Cesar Mazzola, Célia Monaro Bianchini, Dirce B. Nogueira de Vasconcellos, Marcelo de Almeida Valio, Maricy Ribeiro, Rauflin Azevedo Calazans, João Hilton Sayeg de Siqueira, Luciana Aparecida dos Santos, Lucy de Araújo, Maria Celia Teixeira Azevedo de Abreu, Maria de Lourdes Mendes de Oliveira Junek, Osmar de Paula Pinto, Regina Lúcia Godoy de Oliveira e Waldir Biscaro.