Nosso Blog

Conheça um universo de informações para um envelhecimento saudável.

Deixe o preconceito de lado e viva!

Há muitos preconceitos rondando o envelhecer. A psicóloga Maria Celia de Abreu, coordenadora do Ideac, diz que a maior parte das ideias não corresponde aos fatos: “Há muitos preconceitos errôneos colocando o velho para baixo.

Eu gosto de dizer que eu sou velha. E quando eu digo me enxerguem como uma velha eu sei que na cabeça e no coração começam uma série de julgamentos negativos por conta dos pensamentos que temos a respeito do velho. Os velhos estão aumentando e a expectativa de vida também. É preciso pensar o que vamos fazer com todo esse tempo de vida”.

Para ela, o problema maior é que o próprio velho tem preconceito contra o velho. “Isso não é engraçado, isso é triste. Por exemplo, o velho diz que não vai namorar ou viajar sozinho porque é velho, mesmo que tenha as condições físicas, emocionais, cognitivas. Vai, vive, vai no que de melhor a vida pode trazer, não deixe de fazer as coisas, sempre com bom senso. O corpo sofre com o passar dos anos, é onde esse passar se mostra com mais vivacidade, mas isso não quer dizer doença. Velhice é uma coisa, doença é outra. Criança e jovens também ficam doentes. Claro que a probabilidade de ter mais doenças aumenta com a idade.

O psicanalista norte-americano James Hilman diz que a principal patologia da velhice é a nossa ideia da velhice. Portanto, mude sua ideia e viva a velhice com sabedoria, dignidade e sem medo. Cuide do corpo, do espírito, das relações sociais e faça da sua velhice uma boa velhice”, complementa Maria Celia.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Está gostando? Compartilhe.

Categorias

Posts mais visualizados

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter: