Nosso Blog

Conheça um universo de informações para um envelhecimento saudável.

Envelheci

Cleide Martins (*)

Como sei? É só contar o número de perdas em minha vida. Num período de cinco anos foram quatro irmãos e minha mãe. Sim, esse indicador é cruel.

Não meço minha idade pelas dores nas juntas, confusões de memória – ou ausência dela, nem pelos cabelos brancos ou lentidão nos passos. Fui me dando conta de que fazer 70 anos tem a sutil presença da solidão. E solidão misturada com pandemia não me agradam.

Como sai desse combo? Sabem daqueles presentes que a vida traz e você gostaria de compartilhar com o mundo? Sabe quando algo lhe faz bem e seu maior desejo é o de que todos ganhem também? Esse é o meu sentimento. Não sei como, mas quero que essa mensagem chegue a você que sente amargura por envelhecer. Não se acomode nesse sentimento. Encontre um grupo com pessoas interessantes para se unir: seja de tricô, pintura, coral, natação ou estudos. Eu encontrei o Ideac. Sem esse grupo de estudos não estaria entrando bem na casa do 70.

Poderia estar amargurada, chata, emburrecida. Mas, pelo contrário, me sinto viva, atuante e querendo aprender mais da vida.  Nele, além de conhecer gente boa, participei de eventos gratificantes, de lazer e muitos estudos. Quem sabe em 2023 possamos ter você aqui, enriquecendo nossa experiência?

Minha gratidão por esse grupo que me acolheu e permitiu viver as dores da alma no seu devido tempo, mas também prosseguir com novo olhar para essa nova fase da vida.

Programa-se para viver com um novo olhar para seu envelhecer.

(*) Cleide Martins é pedagoga e integrante do Grupo de Reflexões do Ideac

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Está gostando? Compartilhe.

Categorias

Posts mais visualizados

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter: