Maria Celia de Abreu (*)
“Idadismo” é uma palavra que muita gente até agora nunca ouviu. Ela quer dizer: preconceito em relação à idade. É habitualmente usada para nomear o preconceito contra pessoas de idade mais avançada. Agora, “preconceito”, esse sim é nosso velho conhecido, e já atestamos os prejuízos, as desvantagens e injustiças que ele estabelece.
Acho importante que quem é idoso, quem trabalha com pessoas idosas ou, por alguma razão pessoal ou profissional, tem interesse nessa faixa etária, venha se informar e refletir comigo.
Juntos, vamos abordar a origem de preconceitos contra o envelhecimento, entender como é construído o conhecimento científico e o quanto ele pode ser um aliado no combate a discursos viciados e anacrônicos à solta por aí.
Vamos também fazer uma autocrítica sobre como nos posicionamos em relação ao idadismo – observe que o subtítulo remete a uma questão que envolve profundidade ((“idadismo”), mas foi temperado com um toque de ironia (“a culpa não é minha!”). Proponho estímulos provocativos para a reflexão sobre o tema, que, na verdade, nos diz respeito a todos.
Quero que a aprendizagem seja dinâmica e significante. Para dispor de uma diretriz teórica, os inscritos receberão sem custo o conteúdo apresentado no curso online “Conceitos, Preconceitos e Fatos”, do Projeto Um Novo Olhar sobre o Envelhecimento.
São apenas quatro encontros presenciais, mas farão diferença em sua trajetória, estou certa disso. Dei esse curso pela primeira vez em julho deste ano, e as avaliações dos participantes comprovam o que acabei de afirmar. Foram tão boas, que me animei a repeti-lo, com os ajustes que considerei oportunos.
Confesso que estou bem animada!
(*) Maria Celia de Abreu é psicóloga, coordenadora do Ideac e autora do livro “Velhice, uma nova paisagem”, entre outros.
Informações sobre o curso
Quando
Nos dias 17, 20, 24 e 27 de outubro; das 17h30 às 19h30.
Onde:
Rua Pamplona, 1326, cj 111.
Jardim Paulista, São Paulo, SP
CEP 01405-000
Todos os encontros são presenciais, sendo exigido o uso de máscara. Ao término, você poderá solicitar o seu Certificado de Frequência.
Inscrições
A inscrição poderá ser realizada até o dia 15 de outubro, por ordem de procura. Você é considerado inscrito no momento em que comunicar o pagamento por sua participação.
Preço
R$ 210,00, a serem depositados na conta do Ideac:
Banco Bradesco: 237
Agência: 09562-1
Conta Corrente: 0952-1
CNPJ: 57.653.263/0001-17
Pix: 57.653.263/0001-17
Informações
e-mail: contato@uol.com.br
Celular (tem WhatsApp): (11) 94542 1858