Nosso Blog

Conheça um universo de informações para um envelhecimento saudável.

O poder da dança

 

Dra. Sônia Fuentes (*)

 

A Neurociência chama a atenção para a premissa: “para se ter uma boa memória, é preciso mais que uma boa memória, é preciso desenvolver bons hábitos”. E, por bons hábitos, entendemos comportamentos que vão além de só cuidar do corpo; incluem prestar atenção na alimentação e no sono, praticar exercícios físicos, bem como cuidar da saúde mental fazendo yoga, meditação, atividades que contribuam para amenizar o estresse do dia a dia, desenvolver a espiritualidade e não deixar de lado a socialização. Na famosa pesquisa longitudinal, iniciada no início do século XX e ainda em andamento, na universidade norte-americana de Harvard, a socialização aparece como fator número um para se ter uma boa qualidade de vida ao envelhecer.

E, por falar em socialização, vale salientar uma pesquisa recente, conduzida pelo Albert Einstein College of Medicine, em Nova York, publicado no New England Journal of Medicine, realizada durante um período de 21 anos com idosos de 75 anos ou mais. Estes pesquisadores mediram a acuidade mental no envelhecimento, monitorando as taxas de demência. O objetivo do estudo era descobrir quais atividades – físicas ou cognitivas ou recreativas – têm um efeito sobre a acuidade mental. O resultado foi que dançar com frequência leva uma pessoa a apresentar 76% menos risco de adquirir demência na velhice do que alguém que não dança.

Nossos antepassados, pessoas sábias, já professavam que “Quem dança os males espanta”. Os cientistas de hoje confirmam esse provérbio.

Por que a dança?

São inúmeros os benefícios da dança para várias funções do cérebro, incluindo a memória. Ao trabalhar a atenção, a percepção espacial, o raciocínio, a memória, a lateralidade, a coordenação e o equilíbrio, o hipocampo se fortalece, evitando o encolhimento dele. Lembrando que o hipocampo é a região do cérebro responsável pela aprendizagem, pela memorização e pelo equilíbrio do corpo.

A prática da dança faz com que o cérebro libere o hormônio serotonina, responsável pela sensação de prazer, relaxamento e bem-estar. Não é só isso: quem tem o hábito de dançar ao menos duas vezes por semana tende a diminuir os níveis do hormônio cortisol – responsável pelo estresse.

O Projeto “Mexe e Remexe, Dançando é bem melhor”, do Ideac, foi pensado para você vir dançar conosco, sob a orientação experiente e competente de Jorge Julião. Há informações práticas mais abaixo.

Bora dançar? Seu cérebro agradece!

(*) Dra. Sonia Fuentes é psicóloga, gerontóloga e especialista em memória e criatividade

Serviço

Oficina Mexe e Remexe, Dançando é Bem Melhor

Datas: nas terças-feiras de novembro: dias 5, 12, 19 e 26.

Horário: das 16:00 às 17:30

Local: Bossa Restaurant – Alameda Lorena , 351. Jardim Paulista, São Paulo, SP.

(A região tem Zona Azul para estacionamento, e o Hotel Ninety, anexo ao Bossa Restaurant, tem serviço de vallet).

Custo: R$ 300,00

Obs.: É possível aderir a uma aula avulsa. Nesse caso, o interessado solicita sua inscrição até o meio-dia da segunda-feira anterior e aguarda confirmação – lembrando que as vagas são poucas – para fazer o pagamento.

O custo da aula avulsa é R$ 79,00.

Para se inscrever: O interessado efetua o depósito na conta descrita abaixo, avisa o Ideac de preferência pelo WhatsApp, e aguarda confirmação da inscrição. (Se as vagas estiverem preenchidas, ele é reembolsado).

Informacões: (11) 94542-1858 (tem whatsapp)

                        e-mail: contato@ideac.com.br

        

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Está gostando? Compartilhe.

Categorias

Posts mais visualizados

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter: