Cleide Martins (*)
Neste momento, quando vivemos um bombardeio de informações conflitantes, guerras entre nações, ameaças, tormentas, insegurança, é necessário reservar um tempo para criar um contexto propiciador de certa paz interior. Em especial, ao envelhecer, há uma probabilidade maior de revisar as crenças que nortearam nossas vidas e até de perguntar: essas crenças são minhas ou dos meus pais? Quais de fato tiveram influência sobre minhas escolhas?
No curso “O Sagrado e o Envelhecimento”, programado pelo Ideac no período de 16 de maio a 27 de junho, em seis encontros, destaco os conceitos da Psicologia, da Filosofia e de algumas religiões, que sustentam boa parte de nossas decisões cotidianas, para aprofundar essa reflexão.
Entre várias possibilidades, escolhi apresentar dois teóricos da Psicologia porque oferecem uma boa sustentação para o tema do sagrado no envelhecimento:
Erik Erikson – realçando as funções de cada fase da vida, seus conflitos e o resultado esperado, inclusive nas últimas etapas do ciclo humano.
- G. Jung – apresentando a individuação e a integração da sombra para se ter uma velhice saudável.
Discutimos mensagens proferidas pelos líderes das cinco religiões com maior número de seguidores: Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Judaísmo, Budismo. Em que pese as distorções ocorridas na história, existem crenças, ritos e mitos permanentes em todas as culturas e civilizações decorrentes da relação do homem com a divindade. Em todas essas matrizes religiosas e nas denominações decorrentes delas, há um denominador comum: o homem não é apenas seu corpo finito, mas sim uma essência espiritual infinita, com um propósito de vida.
Como facilitadora deste curso, convido todos a penetrarem nos caminhos do sagrado, ao encontro do que há de divino em nós, com o consequente reconhecimento do diabólico.
Ao envelhecer, temos uma excelente oportunidade de tomar consciência do que é que nos define, de encontrar respostas para perguntas tão fundamentais quanto: quem somos? e para que somos?
(*) Cleide Martins é pedagoga, Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP e Especialista em Abordagem Junguiana
Serviço
Duração: 06 encontros – às 5as. Feiras das 10:00 às 12:00hs
Maio: dias 16 e 23 (30 é feriado)
Junho: dias 06; 13; 20 e 27
Informações
Email: contato@ideac.com.br
Celular (tem WhatsApp): 11 94542 1858
www.ideac.com.br
(Foto Jader Andrade)