“Idadismo: despindo preconceitos, vestindo outra roupa” é o tema do encontro marcado para este sábado (22), das 14 às 15 horas na sede da Unibes Cultural, à Rua Oscar Freire, 2500 (ao lado do metrô Sumaré), com o escritor, médico e psicoterapeuta José Santana Filho e a gerontóloga Suely Tonarque, especialista em moda no envelhecer. A entrada é gratuita.
A proposta é fazer uma reflexão sobre a contemporaneidade, o novo velho e o envelhecer, a partir da visão de dois profissionais que fazem parte do Grupo de Reflexões do Ideac, que há anos estuda o envelhecer. No final, será aberto espaço para a participação da plateia.
Santana Filho destaca a importância destes eventos, onde se reflete a respeito do preconceito e a demonização que envolve a velhice, como se não fosse possível vida inteligente e ativa nesse período: “Velho não deve ser um adjetivo depreciativo, mas substantivo comum. O novo velho alimenta projetos, cultiva relacionamentos e participa de atividades diversas, além do compromisso de se manter fisicamente ativo e saudável, em condições de partilhar sua trajetória e absorver novos conhecimentos”.
Suely Tonarque foca na questão de vestir o corpo velho: “Nosso corpo vai se transformando com a passagem do tempo e é preciso conhecer, respeitar e aceitar as mudanças, investindo em liberdade e conforto. Nosso corpo é a nossa história. Não há regras ou modismos. O vestir o corpo passa pela valorização do estilo e do gosto de cada um, respeitando limitações naturais do envelhecer”.
O IDEAC
Instituto para o Desenvolvimento Educacional, Artístico e Científico – foi criado em 1981 e desde 2001 concentra sua atuação na realização de cursos, palestras, atividades e vídeos voltados para a maturidade, com profissionais renomados e temas interessantes. Nossa missão é acolher e favorecer trocas para quem se aproxima do IDEAC, promover o crescimento pessoal, difundir o conhecimento científico e patrocinar a arte como um dos canais que o ser humano dispõe para se expressar e se tornar melhor. Enfim, atuar e contribuir para a qualidade de vida, valorização e respeito pelo ser humano.