Nosso Blog

Conheça um universo de informações para um envelhecimento saudável.

Reinventar-se…já!

Encontro virtual do Ideac dia 07/12.

O projeto Reinventar-se… sempre! do Ideac agora está de volta, com nome atualizado e realizado virtualmente. Depois de Silvio de Abreu, Maria Adelaide Amaral, Irene Ravache e Eva Wilma, esse ano será a vez do médico e escritor José Santana Filho. No dia 07 de dezembro, às 19 horas, ele participa do projeto Reinventar-se… já!, para compartilhar suas experiências de vida, suas reflexões e como se reinventou em uma nova profissão após os 50 anos.

O encontro será aberto e transmitido pelo Canal do Youtube do Ideac “O novo da velhice”. Santana Filho será entrevistado pelo economista Brunello Besso e pela psicóloga Francine Forte. A mediação será da psicóloga Maria Celia de Abreu, coordenadora do Ideac.

Nasce o escritor

Apesar de escrever desde sempre, como ele mesmo diz, Santana Filho nos últimos anos entrou no universo da produção literária. E não parou mais. Até o final do ano lança seu novo romance, “Antônia”, pela Editora Reformatório, que vai surpreender seus leitores pela originalidade do texto e riqueza dos personagens.

“Tenho uma carreira de médico de quase 40 anos e não vivo exclusivamente de literatura, mas hoje eu me percebo fazendo parte de um grupo de escritores ou pessoas ligadas à escrita, estou nesse meio. A literatura não é uma profissão, nem mudei o meu status, mas a minha vida depois que eu passei a escrever de verdade e intensamente ficou muito mais rica, a escrita é uma baita companhia. É o tal “como é bom poder tocar um instrumento”, de Caetano Veloso. A escrita, a leitura, são atividades muito solitárias e muito pessoais, eu quero envelhecer acompanhado da minha solidão”, ele comenta.

Santana Filho

José Santana Filho, 62 anos, nasceu em Balsas, interior do Maranhão. Passou a infância em cidades às margens do rio Tocantins e vive em São Paulo desde 1982, quando se formou em Medicina. É autor dos romances Flor de algodão (2018, indicado ao Prêmio Oceanos) e O rio que corre estrelas, seu livro de estreia de 2012; do volume de contos O beijinho e outros crimes delicados (2013) e de A casa das marionetes (2015), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria Romance do ano.

Entrevistadores

Francine Forte é psicóloga pela FMU, com graduação em Administração de Recursos Humanos pela FGV. Atuou na área de RH, em programas na área de desenvolvimento humano. Atualmente está conectada com o tema Longevidade

Brunello Besso, italiano, economista, pai, avô ou “nonno como seu neto o chama”, ama a vida e a liberdade. Está sempre com um olhar atento e crítico, voltado para os temas da atualidade.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Está gostando? Compartilhe.

Categorias

Posts mais visualizados

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter: