Segundas Intenções está de volta!
Segunda-feira é um bom dia para se distrair, participar de atividades divertidas em grupo e treinar a memória. Essa é a proposta da segunda fase do projeto “Segundas Intenções, Memórias e Histórias”, que continua dia 12, de maio, no Ideac. O primeiro encontro será coordenado pela psicóloga dra. Maria Celia de Abreu, coordenadora do Ideac e autora de vários livros, entre eles “Velhice, uma nova paisagem”, que abordará educadores que habitam sua memória e foram parte importante da história pessoal de cada um dos participantes.
A proposta é estimular a memória através dos afetos relacionados com pessoas que cruzaram nossa estrada de vida, como comenta a psicóloga: “Queremos trazer significados e alegrias para a sua semana, com atividades para exercitar a memória. Com muita interação, o nosso projeto apresenta novas perspectivas para quem quer viver o envelhecer com qualidade. Além de fortalecer a memória é uma oportunidade de os participantes terem momentos em que não se sentem sós e criarem laços sociais que amenizem o sentimento de solidão, essa queixa tão presente entre pessoas mais velhas”.
Exercitar a memória previne, ou pelo menos retarda o desenvolvimento do Alzheimer. Os gerontólogos recomendam a busca de atividades que deem prazer para melhorar a qualidade de vida enquanto envelhecemos, e compartilhar memórias, com alegria e leveza, em boa companhia, se encaixa perfeitamente nessa recomendação. “Pessoas e fatos do passado podem ser trabalhados para melhorar o presente, unir famílias e amigos e até resolver situações que trouxeram mágoas”, comenta Maria Celia.
Para a psicóloga, envelhecer é encontrar maneiras de driblar as limitações: “Eu, por exemplo, em primeiro lugar não fico pensando no envelhecimento, fico pensando no que tenho para aqui e agora. Em segundo lugar, vou em busca das coisas de que gosto e das que me fazem bem. Por exemplo, sou “novidadeira” … tenho projetos e planos, gosto de conhecer as mais diferentes pessoas… e para isso sou empenhada e persistente, além de procurar ser flexível. Em terceiro lugar, não valorizo as coisas de que não gosto; com elas, procuro “pegar leve”, e neutralizá-las com uma visão bem-humorada. Finalmente, sempre agradeço pela minha vida e pela minha saúde e pelos outros privilégios que recebi e recebo a cada dia… gratuitamente!”
Então, vamos participar?
Serviço
Segundas Intenções, Memórias e Histórias
Encontros quinzenais sempre às segundas-feiras, com duas horas de duração
12/05 – Dra. Maria Celia de Abreu
Local: sede do Ideac, rua Pamplona 1326 cj 111.
Horário: das 14 às 16 horas
Informações e inscrições:
WhatsApp: (11) 94542-1858
contato@ideac.com.br
Custo: R$ 75,00 por encontro
Proposta irrecusável! Eu quero !
Que bom Cleide, sua presença é sempre bem-vinda, com boas reflexões e participação. Abraços