A vida de cada um é como se fosse uma estrada que vai percorrendo paisagens diferentes. Não há previsão de quanto se vai demorar para atravessar cada paisagem, nem de qual é a sucessão delas. Mas há a certeza de que as paisagens acabam, uma depois da outra, dando lugar a uma nova.
Vamos, juntos, aproveitar cada nova paisagem.
A sigla Ideac vem das iniciais de uma pequena empresa, sediada em São Paulo, SP: Instituto para o Desenvolvimento Educacional, Artístico, Científico e Comércio.
Seu foco é o envelhecimento, e sua vocação pende mais para um trabalho artesanal do que para produção em série, pois é assim que se pode facilitar, para pessoas mais velhas, a descoberta da melhor qualidade de vida que lhes for possível.
O envelhecimento não é necessariamente pesado, triste, com ênfase em perdas; dores e sofrimentos podem acontecer em qualquer fase; como a velhice é só uma das fases da vida, ela pode ser tão boa quanto qualquer outra.
Pessoas mais velhas podem estar num momento ótimo para
Tudo isso tendo momentos felizes e deixando um legado construtivo para as gerações futuras.
Oferece cursos sobre temas diversos, em pequenos grupos, respeitando a individualidade e favorecendo a interação entre os participantes. Palestras fazem parte das atividades presenciais. Já desenvolveu os projetos Rodas de Aprender e Reinventar-se Sempre, bem como oficinas que misturam a aprendizagem com o lazer, em torno de Meditação, Dança e Fotografia. Já ofereceu eventos de puro lazer: Festa Junina e Carnaval à Moda Antiga.
Impressos e cadernos são as duas categorias de produtos gráficos do Ideac. Os impressos têm os textos das Rodas de Aprender, com profissionais de várias áreas conduzindo debates sobre o envelhecimento, e têm o registro de Enquetes conduzidas pelo Ideac, pesquisando questões que interessam a pessoas mais velhas. Os cadernos são três: Conta essa, vô? Conta aquela, vó? é uma oportunidade para enriquecer a relação avós-netos, Calendário dos Afetos dá um apoio à memória e Calendário das Finanças facilita o controle da vida financeira.
O Ideac se firmou no mundo virtual induzido pela pandemia da Covid-19. Durante o período de isolamento social, fez inúmeras lives. Tem o site (www.ideac.com.br), com um blog ativamente alimentado, está no Instagram como Ideac7, no Facebook como Ideac, no YouTube tem o canal O Novo da Velhice. Seus cursos e oficinas online estão disponíveis para quem prefere aprender dessa maneira.
É curioso que as atividades e produtos do Ideac se dirigem a pessoas mais velhas, mas, na prática, são igualmente aproveitadas por pessoas mais jovens, atraídas pelo ineditismo de seus temas ou interessadas no fenômeno do envelhecimento.
As atividades do Ideac são conduzidas por profissionais de reconhecido mérito em suas respectivas áreas, que compartilham uma visão positiva do envelhecimento, e são capazes de criar aquele clima de respeito, troca e leveza que facilita a aprendizagem. A coordenação do Ideac é feita pela psicóloga dra. Maria Celia de Abreu.
Fale conosco!