Por Suely Tonarque (*)
Nascemos sem a proteção dos acolhimentos dos panos; somos os únicos que necessitam de cuidados – alimentos, banho, abraços afetuosos, cantigas de ninar, olhares com amorosidade, grunhidos – buscando, desde cedo, a comunicação tentando compreender as palavras…
E assim vamos desenvolvendo a socialização através dos nossos sentimentos, pensamentos, intuições e sensações, tentando absorver nossos desejos – de amar, de bem viver, de alimentar-se, de ser mãe, de embelezamento, de conhecimento, de sexualidade, de liberdade na escrita, no discurso, de descobrir nossos próprios desejos. Ou seja, uma versatilidade de desejos.
Através de tantos desejos, descubro que as vestimentas são adornos com infinitas possibilidades e, através delas, percebemos a personalidade e até a posição social.
No filme “Mrs. Harris goes to Paris” (Sra. Harris vai a Paris – da Universal Pictures), que se passa em Londres, 1957, a Sra. Ada Harris, uma idosa que trabalhava como faxineira em várias casas em Londres, tinha o sonho de possuir um vestido da famosa marca de alta costura – Dior – em Paris. Ela recebe uma bonificação do marido falecido e vai atrás de realizar o seu sonho.
Chegando em Paris, ela conquista o objetivo com seu “charme londrino”: adquirir o vestido da grife Dior. Uma película imperdível! Você será provocado a ultrapassar os desafios e a concretizar os sonhos.
É claro que todos nós temos sonhos e projetos, cada um deles, quando conseguimos realizá-los, nos tornam mais “felizes”, com olhar de compaixão para nossas vidas e contentamento de estamos vivos.
E por falar em sonho, vejam que belo poema:
Sonhei um sonho
e lembrei-me do sonho
e esqueci-me do sonho
e sonhei que procurava
em sonho aquele sonho
e pergunto se a vida
não é um sonho que procurava um sonho.
(Cecília Meireles, 1959)
Observação: Atualmente pesquisei a película nas plataformas, mas, por enquanto, não está disponível.
(*) Suely Tonarque é psicóloga, gerontóloga e especialista em moda no envelhecer