Por Ivani Cardoso (*)
A poetisa e contista brasileira Cora Coralina (1889-1985) começou a escrever poemas quando tinha 14 anos, mas só publicou o primeiro livro, “O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, aos 75 anos. Não é lindo isso?
As pessoas costumam dizer que não têm mais idade para aprender nada e ainda mais aprender a escrever. Isso é uma grande bobagem. Escrever é uma experiência fascinante que está ao alcance de todos. Você não vai ganhar o Nobel, mas pode se apaixonar pela escrita, buscar inspiração em sua história de vida, descobrir personagens que passaram um dia pelo seu caminho e podem entrar em seus textos. Por que não?, diz sempre a psicóloga Maria Celia de Abreu, coordenadora do Ideac.
Não há idade para aprender, para sonhar, para ser feliz. E se você tem vontade de escrever, aproveite a oportunidade, a vida é curta para realizar nossos desejos. Vai adorar o mestre José Santana Filho (que tem livros maravilhosos, gosto de todos e recomendo) e suas dicas preciosas.
Aposto que vai encontrar, como encontrei nas duas primeiras turmas, pessoas especiais interessadas em livros, em leitura, em compartilhar conversas.
Nem adianta falar que para mim é fácil, afinal sou jornalista. Claro que eu gosto de escrever, mas é diferente de fazer uma entrevista, por exemplo. Com o Santana eu aprendi a desenvolver novos olhares para a palavra. E isso está ao alcance de qualquer pessoa interessada pelo tema.
O melhor é que você participa dos encontros, faz exercícios em casa, recebe indicações de leituras e ainda tem o retorno do professor para os textos que envia. E quando ele faz sugestões, elas têm tanto sentido que você vê como seu texto cresce. A sensação é muito boa.
Portanto, não fique só na vontade. Estamos esperando você!
Informações
Encontros quinzenais: de 6 de março a 19 de junho, das 18h30 às 20h
Local: Rua Pamplona 1326, conjunto 111, Jardim Paulista, SP
As matrículas se encerram dia 4 de março.
Informações: Email contato@ideac.com.br
Celular (tem WhatsApp) 11 94542 1858.
(*) Ivani Cardoso é jornalista
foto: Ninil Gonçalves