Nosso Blog

Conheça um universo de informações para um envelhecimento saudável.

O convite é: venha lavrar a PaLAVRA!

Por ocasião das duas turmas do curso PaLAVRA! ministrado no segundo semestre de 2022, o médico, psicoterapeuta e escritor José Santana Filho conseguiu estimular a fabulação, a criatividade e a vontade de escrever entre os participantes. Autor dos romances O rio que corre estrelas, A casa das marionetes, Flor de Algodão, Antônia e da coletânea de contos O beijinho e outros crimes delicados, ele mostrou que é possível superar os desafios da escrita.

Santana costuma dizer que é preciso soltar o corrimão para deixar a imaginação correr solta. E encantou um grupo com idades e experiências variadas, tendo em comum o amor pela escrita, pela arte, pela palavra. “É importante exercitar a escrita, rever a própria narrativa, repensar o texto e brincar, ser livre para produzir e lavrar a palavra. Fabular pede liberdade, permissividade, criancice”, ele diz. Nessa nova turma Santana pretende também incluir reflexão sobre textos de várias letras de música que são referências de estilo.

Alguns alunos deixaram seus depoimentos:

“Gostaria de deixar registrado o quanto o curso me foi útil. Apesar de gostar de escrever desde sempre, nunca tinha recebido lições tão objetivas e certeiras. Nas minhas carreiras de professor e advogado, eu sempre usei técnicas muito diferentes para a escrita: na advocacia aprendi a importância da argumentação e da retórica para o convencimento do interlocutor; na vida acadêmica, aprendi que texto científico não se faz dessa forma, pois devemos convencer o interlocutor apenas pela clareza das premissas e do raciocínio proposto. Mas agora, com o curso, aprendi que na literatura ganhamos o leitor a partir de outras duas técnicas ainda mais diferentes e difíceis: a insinuação e a ousadia de ser livre. Eis a minha epifania, professor. Credito ao curso a mudança de rumo na minha escrita daqui para frente. Forte abraço a todos”

Fernando Canhadas, advogado e professor

 

“Grandes surpresas os nossos encontros trouxeram! Acho que posso chamar de “sarau” mesmo que a música tenha surgido esporadicamente. Também aprendi que o que escrevia tratava-se relatos, informações e outras experiências. Epifania mesmo identifico na vida, mas ainda não pus como ficção, continuarei perseguindo o Discurso Indireto Livre e hei de clareá-lo pra mim, mas acima de tudo, levarei sempre o nosso curso como iniciação e estímulo a transformar os olhares em literatura ficcional!”

Grande abraço e obrigado!

Enéas Canhadas, psicólogo

 

“Obrigada Santana e grupo. Aprendi, revivi as minhas Clarices e acrescentei novos desafios no escrever”.

Suely Tonarque, psicóloga, gerontóloga e especialista em moda no envelhecer

 

“Achei interessante e importante o caráter íntimo que a escrita provoca. Tive oportunidade de reescrever de forma lúdica episódios de minha vida. Percebi, a cada tentativa textual, uma forma de identificação e exposição de conteúdos próprios. Com certeza este estimulante processo tem uma função, ainda mal definida, porém significativa. Sinto-me mais estimulado à leitura!”

Jader Andrade, médico

 

“O grande barato foi perceber que pude imaginar como fiz quando criança, criar histórias, brincar, mas ao mesmo tempo ser orientado sobre o modo mais interessante de se fazer isto”.

Márcio Correia da Rocha, fisioterapeuta

 

“Gostei de desafiar dificuldades que foram ultrapassadas. Delicia de grupo e de professor! Amei!”

Tatiana Wernikoff, psicóloga

 

“Outro dia, acordei 2h30 da manhã pensando em um conto. Não quis levantar para não despertar, mas ainda estou tentando montar o quebra-cabeça e escrever. Essa é a grande magia do curso do Santana. Como jornalista estou sempre focada na realidade e agora tenho conseguido largar mão de querer explicar tudo. A escrita dessa forma mais íntima e pessoal está abrindo meu olhar para os textos, para a vida, para mim. Não quero parar, quero continuar inventando, imaginando, fabulando. Quero mais!”

Ivani Cardoso, jornalista

 

Chegou a sua vez. Venha participar dessa lavra. A FERRAMENTA É VOCÊ.

Informações

Quando: São 8 encontros quinzenais: de 6 de março a 19 de junho, das 18h30 às 20h

Local: Rua Pamplona 1326, conjunto 111, Jardim Paulista, SP

As matrículas se encerram dia 4 de março

Email: contato@ideac.com.br

Celular (tem WhatsApp): 11 94542 1858.

 

 

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments