Maria Celia de Abreu (*)
Erik Erikson é um dos principais teóricos de desenvolvimento humano. Conhecer sua teoria é imprescindível para psicólogos, gerontólogos e educadores, e enriquecedor para pais, mães e para qualquer pessoa que quiser se compreender melhor. Entrar em contato com essa teoria significa agregar novas perspectivas sobre o fenômeno do desenvolvimento humano.
É uma teoria complexa, porém, no curso “Sobre Erik Erikson”, do Projeto um novo olhar sobre o Envelhecimento, do Ideac, está explicada em linguagem compreensível e exemplificada com propostas viáveis.
Erik Erikson formou-se psicanalista em Viena, convivendo com o próprio Freud, e depois se estabeleceu nos Estados Unidos, onde fez uma longa e notável carreira profissional, bem-sucedida e fértil. Faz parte da corrente de psicólogos norte-americanos conhecida como life span, pioneira em incluir a velhice como uma etapa tão digna de ser estudada quanto qualquer outra.
O diagrama epigenético do desenvolvimento da personalidade, criado por ele, tornou-se extremamente difundido, pelas suas muitas vantagens. Meu curso sobre ele apresenta princípios teóricos, para que você tenha uma compreensão global do diagrama epigenético, e em seguida revelo cada um dos estágios de desenvolvimento.
Aí vão os conteúdos desenvolvidos em cada uma das quatro aulas do curso Sobre Erik Erikson:
– A primeira aula apresenta a biografia de Erik Erikson, que é extremamente interessante e rica, relacionando-a com eventos de importância mundial. Fala sobre fatos marcantes de sua trajetória pessoal e profissional, inclusive particularidades que poucos conhecem. Você é estimulado a refletir sobre suas próprias escolhas profissionais, bem como sobre a interação que existe entre o que um cientista produz e o que ele vive.
– Na segunda aula, você toma conhecimento das principais críticas feitas à teoria de Erikson; em seguida, para que possa compreender efetivamente o diagrama epigenético (a ser apresentado nas aulas seguintes), fica sabendo quais são os princípios que orientam a construção da teoria – por exemplo, estágio de desenvolvimento, tarefa psicossocial, crise – e qual o significado do termo “epigenético”; também são apontadas discordâncias e semelhanças com a psicanálise freudiana. Finalmente, você é convidado a analisar o diagrama, e orientado a iniciar uma reflexão sobre ele.
– A terceira aula traz, um a um, os seis primeiros estágios do desenvolvimento da personalidade, com suas respectivas crises; cita os resultantes de cada crise bem resolvida, o que acontece se a tarefa psicossocial correspondente a cada fase seja efetivamente cumprida.
As seis primeiras tarefas são: confiar; adquirir autonomia e vencer a vergonha e a dúvida; adquirir autoafirmação; produzir; desenvolver fidelidade aos seus pares; e desenvolver intimidade com outro ser humano. Os seis primeiros resultantes são: esperança; vontade; iniciativa e propósito; sensação de competência; saber quem é; e ser capaz de desenvolver relações de amizade, sexo, amor e cooperação.
– Os dois últimos estágios, e mais um adicional, estão tratados na quarta aula, com um destaque especial porque se referem às últimas fases da vida, ao envelhecimento.
São tarefas das três últimas fases: a generatividade e a preocupação com o outro; a integração e a ressignificação; e o retrospecto das oito fases anteriores. Os três resultantes finais desejados são: cuidar e compartilhar; formar a sabedoria, perceber-se parte da humanidade; e a gerotranscendência.
Ao final da quarta aula, há referências de textos e de vídeos para quem quiser ampliar os estudos sobre a teoria de Erik Erikson. Pesquisei muito sobre ele para preparar o conteúdo desse curso e sei que vocês vão gostar e aprender.
(*) Maria Celia de Abreu é psicóloga, coordenadora do Ideac e autora de “Velhice – uma nova paisagem”
Para comprar:
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Ou pelo site do Ideac:
Informações sobre os cursos pelo telefone (11) 99946-3554 ou pelo email ideac@uol.com.br