Nosso Blog

Conheça um universo de informações para um envelhecimento saudável.

Festa imaginária dos meus 80 anos

Lucy Araújo (*)

Pesado pensar que já vivi 80 anos, mas como outras pessoas já disseram: não me sinto com essa idade. O tempo passou, mas ainda lembro tão bem do meu tempo de menina, jovem, adulta e dos meus 50 anos. Festejei com meus pais, irmão, meus tios, parentes e amigos. Adorei a festa, aproveitei. Sou festeira, gosto de festejar meus aniversários.

Agora, nos 80 anos, tenho que festejar no imaginário. Domingo passado, acordei e fiquei na cama, deixando o pensamento voar: fiquei alegre, dava risada em fazer meus castelos. Pensei que se fosse convidar todos que gostaria, tenho que contratar a Sala São Paulo.  Lembro bem que a Hebe Camargo comemorou seus 80 anos lá. Foi lindo a Hebe subindo para o palco no elevador que sobe o piano, muito chique. Como sonhar não paga imposto, vamos continuar…

Meus pais, já falecidos, nasceram em Caicó (RN), tenho tios e primos do lado da minha mãe que residem lá. Gostaria que estivessem na minha festa, amo a terra em que meus pais nasceram, tenho orgulho das minhas raízes. Gente simples, sem complicações. Quando me transporto em imaginação para lá, sinto o cheio da terra, cheirosa, parece perfume de flores com mel.

Em São Paulo tenho os primos do lado de meu pai, os tios já são falecidos. São muitos que mantenho amizade, tenho apreço por todos. Bom ter orgulho de sua origem, meus avós paternos vieram para São Paulo com seis filhos e mais um adotivo. Meu pai, já estava em São Paulo, ajudando financeiramente e administrando a transferência da família, todos solteiros. A irmã casada ficou em Caicó, veio mais tarde. Então criaram nove filhos. Todos se casaram e tiveram filhos, menos uma que ficou viúva sem filhos. Dá para imaginar quantos primos tenho e com os quais brinquei nos tempos de criança? Vamos convidar também os primos do lado da minha mãe que estão em São Paulo. Família grande, com muita gente. Fico emocionada só de imaginar. Estou viajando na imaginação, colocando na balança o quanto já vivi, procurando me convencer da idade que estou chegando, e agradecendo.

Trabalhei e me aposentei no Banco Mercantil de São Paulo, tenho vários amigos com os quais mantenho amizade, não daria para convidar todos, mas convidaria os mais próximos. Aqui deixo meu agradecimento, foram 31 anos de vida profissional, entrei com 19 anos e sai com 50 anos, convivendo diariamente com colegas e demais funcionários da época. Quanto aprendi e me formei. Foi com o incentivo de uma colega de sessão que entrei na Faculdade de Pedagogia. Obrigada Janete! Também com sua ajuda entrei na USP, na especialização em Técnicas Comerciais, o que me deu oportunidade de lecionar no Colégio Experimental da Lapa, onde convivi com ótimos professores da rede estadual. Mantenho amizade até hoje com alguns, com outros relacionamento apenas amistoso. Quando encontro alguém, por acaso, nos festejamos, ficamos contentes com o encontro, mas para por aí. Então, é bom lembrar que fizeram parte da minha vida. Antonieta, Cecilia, Tomie, Fusari e Antonio Carlos podem me acompanhar no sonho.

O numero de convidados imaginário está ficando cada vez maior. Vou mudar o local da festa: que tal um Iate, (igual ao do Onassis) com hospedagem para 300 pessoas? Hum… Gostei  mais. Vamos viajar, todos juntos, que delicia!

Continuando a lista de convidados: depois de aposentada iniciei um trabalho voluntário na Associação Brasil Parkinson, coordeno um trabalho na Oficina de Artes com os pacientes. Somos várias voluntárias e frequentadores, serão todos incluídos.

Minhas caras amigas da do curso de Historia da Arte,  que passei a frequentar em 2000, sob a orientação da Maria Odila. Hoje nossa orientadora é a Oscarlina, vai ser uma satisfação contar com a presença de todas na minha festa imaginária. Oba! Está cada vez mais animada.

Faço parte do Coral do Clube Paulistano, tenho amizades com muitas coralistas e com o maestro. Também participarão das festividades, cantando os Parabéns e Ave Maria, como o Agnaldo Rayol canta.

O meu grupo de ginástica não pode faltar. Ótimo, está cabendo. Temos por costume festejar todos os aniversários com almoços no final de cada mês. Todas queridas, incluirei a Marlou, que já fez parte do grupo, os professores Duda e o Silvio, que se encontra em Tampa, mas virá com certeza.

Claro, minha fisioterapeuta Maura, que me mantém em pé, a doutora Angélica, que cuida da minha saúde, e meu cardiologista dr. José Tarcísio também  farão parte da comitiva. Até poderão socorrer emergência de excesso de riso, pode dar câimbra nos queixos.

Vou finalizar com o meu grupo de Pantufas de Ouro, são todos especiais na minha vida, freqüento há mais de 20 anos. Estamos nos encontrando virtualmente, a amizade e bem querer têm me sustentado durante a pandemia.

Acho que lotamos o Iate, o comandante irá levar vários ajudantes, pés de valsa para dançar com as moçoilas. Peço para os convidados masculinos se prepararem.

Vou marcar a saída em Santos no dia 12 de maio, quarta feira. Podemos sair 10 horas da manhã com destino a Natal-RN. Com todos a bordo, teremos almoço trivial com todos comportados.

O Jantar vou marcar às 20 horas. Todos os convidados bem arrumados, perfumados, penteados, maquiados e lindos. Caso necessitem de ajuda na vestimenta, a Suely Tonarque, dos Pantufas, possui uma boutique chiquérrima, estou pedindo para levar uns modelinhos.

Jantar de gala, servido à la carte, com música ambiente. Após o jantar, vamos bailar ao som de uma magnífica Orquestra, igual a de Ray Conniff.  À meia noite, cantarei o parabéns com o Maestro Mário Zaccaro regendo o Coral. Noite Feliz, merecido descanso para todos. Café da manhã a bordo com vista ao mar azul e ensolarado. Dentro de poucas horas chegaremos a Natal.

Atracaremos no dia 13 de maio, meu aniversário, no Cais de Natal, onde estará uma comitiva de ônibus para nos levar para Caicó. Vamos almoçar numa churrascaria, comidas típicas: carne de Sol, paçoca, arroz de leite, fritada de bode, buchada, feijão verde e mungunzá. Espero que os convidados gostem. Para sobremesa, doces regionais.  Dormiremos em Caicó numa pousada com chalés.

Café da manhã ao ar livre, com vista linda do céu azul do Seridó, onde será servido cuscuz nordestino com manteiga de garrafa, tapioca, queijo de coalho assado, queijo de manteiga, café de coador e ovos fritos.

Após o café, seguiremos para Igreja Matriz de Sant’Ana para assistir a missa de agradecimento. Durante a missa, o Coral apresentará a Ave Maria. Abençoados, vamos todos para a Praça do Coreto, a Banca de Caicó estará homenageando os visitantes com marchas festivas.

Gostaram da programação? Então corram para não perder o voo, antes que eu acorde.

(*) Lucy Araújo é pedagoga, artista plástica e integrante do Grupo de Reflexões do Ideac