“Aproveitar a vida tem um significado diferente para cada momento dela. Pensando no meu hoje, eu diria que estou aproveitando a vida quando faço uma viagem indo e voltando entre o meu passado e o tempo atual, porque vou conferindo o quanto gosto de ter nascido na família em que nasci e de ter construído a família que construí.
Gosto de meus papéis sociais familiares: mãe, esposa, sogra, tia, irmã, cunhada, tia-avó. E gosto dos papéis profissionais: ser professora, psicóloga, ter fundado e ainda coordenar o Ideac. Gosto de trabalhar, estudar, aprender.
Sinto que aproveito a vida quando estou socializando, cuidando, consumindo arte, apreciando a natureza, remexendo a terra de canteiros e vasos, alisando a pelagem macia de um gato – também pode ser de um cachorro, coelho, cavalo…
Aproveito a vida quando fico em silêncio, só olhando passarinhos. Viajar é aproveitar a vida, em especial se é para encontrar a filha e o genro em país distante, mas hoje minhas viagens precisam obedecer a algumas regras de conforto, senão não me dão prazer, o que é uma novidade na minha vida.
Quando cozinho, quando faço tricô, quando recebo uma massagem… também estou aproveitando a vida. Aproveito minha vida quando sonho em como posso ajudar a tornar a sociedade mais justa e mais acolhedora para pessoas idosas”.
Maria Celia de Abreu, psicóloga e coordenadora do Ideac
O text traduz uma vida linda e bem aproveitada em cada momento. Passado e presente se harmonizam em seu escrito e projetam um futuro também feliz, tenho certeza. Um prazer caminhar pelos seus sabores de uma boa vida! Amei
Obrigada Tatiana pelo retorno. Você também tem uma vida saborosa para compartilhar. Que o futuro seja feliz também para você, abraços
Com certeza você aproveitou, aproveita e aproveitará sua vida, pois a vive intensamente de modo acolhedor e sincero ! Sua vida é uma profusão de talentos ! Grata !
Concordamos comm você Cleide. Maria Celia nos inspira com sua sabedoria, sua simplicidade e a generosidade em compartilhar conhecimentos, abraços
Gostei Maria Celia, simples e grande, parece fácil só que não! beijão querida!
A simplicidade está no modo Maria Celia de enxergar a vida. Abraços Bel e obrigado pelo retorno.
Gostei deste aspecto de rememoração de tempos vividos. Acrescenta ao aproveitar a vida uma dimensão de reconhecimento e gratidão. Boa !
Verdade, você fez uma ótima observação Jader. O passado merece mesmo essa consideração.Abraços e obrigado pelo retorno
Que gostoso ler o seu texto! Fala da vida com afeto, gratidão, sentimento de realização. Junta passado e presente como quem une as duas pontas de um laço….
Adorei! Beijos e um belo final de ano para a família inteira!
E Maria Celia junta as duas pontas de um jeito afetivo com o laço que só ela sabe dar. Abraços e obrigado pelo retorno Maria Lúcia