Nosso Blog

Conheça um universo de informações para um envelhecimento saudável.

Quem manda no meu celular sou eu

Demetrius Mangialardo (*)

Você sabe o que é um telefone inteligente? Pode ser que você nunca tenha ouvido essa expressão, mas é muito provável que esteja lendo este texto em um destes telefones. Telefone inteligente é a tradução literal de “Smartphone”. Aquele aparelhinho que já se tornou quase uma extensão do nosso corpo. Está cada vez mais raro encontrar pessoas que não tenham um. Além do fascínio que exerce, a maioria dos serviços de que necessitamos pode ser acessada por ele.

A questão é, você sabe aproveitar tudo o que ele oferece? Não me refiro apenas a ter informações sobre os recursos possíveis e como utilizá-los, o que é indispensável, mas principalmente ao fato de que é preciso uma mudança de mentalidade. Para quem não pertence aos “nativos digitais”, aquela geração que já nasceu parecendo que tem um aparelho destes grudado no corpo, para quem acompanhou o surgimento dos computadores, da própria internet e dos telefones inteligentes, é normal sentir uma certa insegurança quando precisa interagir com aquela telinha.

Preconceitos, medos e negação acontecem nesse processo. A adaptação a esta nova forma de viver pode ser mais lenta para pessoas mais velhas, mas é necessária, pois estamos cada vez mais conectados a tudo e a todos via telefone inteligente. Podemos ter dificuldade de aceitar, mas a verdade é que, hoje, praticamente tudo de que precisamos pode ser acessado via celular. Não necessitamos mais de cartões físicos de banco e nem documentos plastificados para sair de casa. Nossas vidas estão no digital. Parece muita modernidade… e é! Colocar esses avanços a nosso favor só trará benefícios, nos manterá vivos e antenados, ativos e participantes; e como coisas ruins do nosso tempo também estão lá dentro, precisamos saber como nos proteger contra golpes e notícias falsas.

Observando os meus próximos, meus clientes, ao longo dos muitos anos como profissional, observando minha mãe, minha sogra… fui consolidando essas reflexões e foi crescendo em mim a vontade de auxiliar outros a superarem esses obstáculos. Propus para o Ideac um projeto visando facilitar o uso seguro dos principais dispositivos de um celular, dirigido em especial para gerações mais velhas. E ri muito com a reação de Maria Celia (doutora Maria Celia de Abreu, coordenadora do Ideac): “Deme! Celular me mete medo! Dei conta de tantos desafios na minha vida, mas acho que este tem sido dos maiores! Sozinha, já me convenci de que não dou conta… e o pior é que não posso viver sem ele!”

Assim, entre muito entusiasmo e com muitas risadas, nasceu o projeto “Quem manda no meu celular sou eu”. É meu convite para embarcarmos juntos numa jornada de aprendizado. São três módulos – três cursos – quase independentes entre si, onde iremos compreender como um celular funciona, como usá-lo a seu favor e como se manter seguro diante deste universo que não para de se expandir. Estarei sempre junto aos participantes, que usarão os próprios aparelhos para acompanhar minhas informações durante as aulas presenciais.

“Celular sem mistérios” é o primeiro módulo. Nele vamos abordar a parte técnica dos smartphones, saber como eles funcionam e o que têm dentro, os famosos aplicativos. Você já comprou uma geladeira ou um carro sem olhar por dentro deles? Por que fazemos isso com nossos aparelhinhos? Não basta apenas ligar e sair usando. Temos que saber o que temos em mãos. Temos que saber qual modelo é o que melhor atende ao que precisamos.

No segundo módulo, vamos aprender como devemos nos proteger de erros, golpes e falsidades, para podermos usar os aplicativos de bancos e fazer compras pela internet sem sermos roubados, e para não sermos lesados por outros golpistas virtuais. É fundamental esse conhecimento pois, como eu já disse, nossas contas e documentos estão no mundo online e precisam de atenção. Sabendo como protegê-los ficamos mais tranquilos. Por isso esse módulo se chama “Fique esperto!”

Na sequência, no módulo “Requintes e filigranas” falaremos sobre recursos muito interessantes, disponíveis no celular, tais como tirar fotos, fazer vídeos e utilizar as redes sociais, aplicativos que auxiliam na locomoção, na comunicação, no lazer. Lembrando que são janelas abertas para o mundo, que precisam, além de habilidades específicas, de cuidados, controle e atenção.

Convido todos os que se identificaram com este texto a participar do projeto “Quem manda no meu celular sou eu”. A descobrir e redescobrir uma forma de viver mais conectada e ligada às novas tecnologias. A serem presença ativa no mundo, como ele se apresenta hoje. Nas mídias do Ideac, e aqui mesmo, mais abaixo, estão informações detalhadas sobre os três módulos e sobre como se inscrever.

Nos vemos no dia 6 de março!

Serviço

Quando: 

Módulo 1Celular sem mistérios

De 06 a 27 de março.

Módulo 2Fique esperto!

De 03 a 24 de abril.

Módulo 3 – Requintes e filigranas

De 08 de maio a 12 de junho.

Horário: Quartas-feiras, das 18h45 às 20h15.

Onde:

Rua Pamplona 1326, conjunto 111

Jardim Paulista

São Paulo.

A inscrição é feita por ordem de procura, até o dia 5/03.

Você é considerado inscrito tão logo comunique o pagamento por sua participação.

Quanto

Preço do módulo 1: R$ 300,00

Banco Bradesco: 237

Agência: 0562

Conta Corrente: 09562-1

CNPJ: 57.653.263/0001-17

Pix: 57.653.263/0001-17

Informações

Email: contato@ideac.com.br

Celular (tem WhatsApp): 11 94542 1858

www.ideac.com.br

(*) Demetrius Mangialardo é Designer gráfico formado pela Universidade Mackenzie, em SP.  Há mais de vinte anos trabalha na área e passou por muitas fases.  Acompanhou a migração da mídia impressa para a digital, o surgimento e a rápida popularização dos celulares e smartphones, e hoje vivencia o impacto que as redes sociais e os aplicativos móveis causam na vida das pessoas, em especial, das mais velhas. Com sua experiência diversificada, pode auxiliar outros a compreender e dominar estes novos meios de comunicação, atendendo aos seus interesses e necessidades.