Nosso Blog

Conheça um universo de informações para um envelhecimento saudável.

O Passeio de Kombi

“Procurava a iluminação mesmo. Mas só cheguei a um pisca-pisca”

 Orides Fontela

Por Suely Tonarque (*)

A busca da espiritualidade, o movimento do corpo, a alimentação, a conquista financeira, os relacionamentos familiares, conquistas novas, amigos velhos e amigos novos – tudo isso diz sobre nossos processos de envelhecimento. Atualmente, a moda é o discurso de negação do envelhecer; mas nós podemos, ao contrário, escrever, estudar e aceitar que somos Velhas (a palavra “velho” ou “velha” parece ser um tabu, às vezes).

Os passeios, as programações e excursões de perua Kombi (atualmente é Van), hoje fazem parte das nossas vidas. Fomos todas (as Velhas) para a Feira Literária Internacional em Paraty (FLIP), que acontece há 24 anos e é um dos maiores festivais literários da América Latina. Ela teve seu início a partir da reunião de escritores nacionais e internacionais, com a finalidade de debater e refletir sobre lançamentos de livros. Os autores brasileiros têm sempre espaço e ganham parte dos holofotes e, nesse ano, a filósofa e poetisa Orides Fontela (1940-1998) foi muito comentada.

A festa interna de cada viajante da Kombi conectava o grupo no prazer de experienciar a feira; parecia, em alguns momentos, um sonho que estávamos concretizando aos 60, 65, 70 e 82 anos. Nossos olhos brilhavam ao ver o azul do mar e o sol, que aquecia e iluminava, radiante, nossos dias por lá. Os sorrisos estampados nos nossos rostos não precisavam ser complementados por palavras; as palavras, ao contrário, não dariam conta de expressar o que vivemos e o tempo refletido em cada corpo, em cada face. Kairós (aquilo que não se mede) revela-se no sentir e no viver, ancorado na memória guardada em um lugar secreto que se revela nos gestos.

Assim foram quatro dias simples, caminhando nas ruas de pedras cheias de vida e histórias. A juventude, em paralelo, sonhando, caminhando e dançando, marcava sua presença de forma alegre e vivaz em cada esquina. A juventude enfeitava Paraty (ou Para-todos).

A poesia de Orides Fontela nos abraçou e enfeitiçou de maneiras diversas, nas palavras da autora:

Kairós

Quando pousa

o pássaro

Quando acorda

o espelho

Quando amadurece

a hora

(*) Suely Tonarque é psicóloga, gerontóloga e especialista em moda no envelhecer

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

16 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Francine Forte
Francine Forte
2 meses atrás

“Paraty ou Para todos” que jogo de palavras que denota as décadas de um coletivo vivendo o Agora. A Feira Literária ganhou mais poesia com vocês, obrigada pelo texto e por essa vivacidade que contagia.

Tatiana
Tatiana
2 meses atrás

Que viagem, que inspiração, velhos que podem, querem e vão aproveitar tudo que seu momento permite. Suely, amei!

Sónia Fuentes
Sónia Fuentes
2 meses atrás

Que texto belo Suely
Que pena que não puder participar dessa viagem deliciosa de lombo.

Maria Eliza
Maria Eliza
2 meses atrás

Que viagem! Foi o presente de 70 anos que me dei e o grupo me presenteou com a acolhida.
Suely você conta muito bem sobre a emoção desta nossa aventura memorável. Parabéns minha querida

Luciana Chagas
Luciana Chagas
2 meses atrás

Final de semana inesquecível, muito aprendizado e diversão! Adorei o texto Suely

Isabel Arieta
Isabel Arieta
2 meses atrás

Parabéns pelo texto e lembrança desta viagem donde voltamos com a alma repleta de poesia!

Marli Corrales Henriques
Marli Corrales Henriques
2 meses atrás

Que lindo esta descrição repleta de emoção da FLIP.
Fiquei com vontade de estar lá e fazer parte deste grupo de Velhos Alegres!

Jader Andrade
Jader Andrade
2 meses atrás

Experiências sempre de aprendizado. Todo encontro traz lições para uma boa aluna como você!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Está gostando? Compartilhe.

Categorias

Posts mais visualizados

Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter: